200 pessoas são retiradas de Área de Proteção Permanente, em Manaus/AM c5v4k

Cerca de 200 pessoas foram retiradas de uma Área de Proteção Ambiental (APP) no bairro Parque São Pedro, Zona Oeste de Manaus, neste domingo (29). Conforme o Batalhão de Policiamento Ambiental, a ocupação é ilegal e está localizada nas ruas Bagdá e Buriti, nas proximidades de um ‘rip rap’ do bairro. Três pessoas foram detidas. 3e284u

A retirada ocorreu após o Batalhão Ambiental receber uma denúncia anônima. O cabo Cartinei Dias disse ao G1 que ocorreram duas advertências aos supostos invasores antes da retirada, apoiada por policiais da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e Ronda no Bairro. “Muitas crianças e adultos estavam no local, todos ocupando a área nas proximidades do igarapé”, afirmou.

Algumas árvores, conforme cabo Cartinei, haviam sido cortadas e os populares já teriam iniciado a construção de barracos de madeira com a matéria-prima da vegetação. “Orientamos que eles não permanecessem no local, porque era área de proteção ambiental. Buscamos apoio e eles foram obrigados a sair”, disse. Não houve violência, segundo o policial. Picaretas e enxadas foram apreendidas.

O cabo Cartinei Dias informou ainda que três homens, considerados líderes da invasão, foram detidos por destruir ou danificar a floresta considerada de preservação permanente, prevista no artigo 38 da lei 9.605 (lei de crimes ambientais). Um dos detidos também deve responder por desobediência à autoridade policial.

O caso foi registrado no 18º Distrito Integrado de Polícia (DIP), para onde os homens foram encaminhados. Eles devem um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO), respondendo ao crime em liberdade. (Fonte: G1)